5 PRINCIPAIS ERROS QUE VOCÊ PODE ESTAR COMETENDO NO MARKETING DA SUA EMPRESA

5 PRINCIPAIS ERROS QUE VOCÊ PODE ESTAR COMETENDO NO MARKETING DA SUA EMPRESA

Falta de clareza, quanto investir e o que fazer são algumas das principais falhas das empresas. Leia esse blog e confira todas e como resolvê-las….

  1. O QUE VOCÊ VAI APRENDER NESTE BLOG
  2. Conhecer os principais erros de Marketing que acontecem com diversas empresas;
  3. Contextualizar com seu momento empresarial e conseguir ter clareza sobre como resolvê-las;
  4. Os problemas e as consequências de ter estratégias e canais de Marketing desativados ou sem periodicidade.

Qual é o seu planejamento de Marketing para este ano? Quais são as prioridades que você determinou para avançar no decorrer dos meses? Qual é a porcentagem do seu faturamento que você planeja investir em Marketing? Você tem a mão-de-obra necessária para isso?
Se você não sabe ou não clareza das respostas sobre essas perguntas, provavelmente você está confuso. Mas não se preocupe, vamos resolver todas neste blog. Leia até o fim.

ERRO 1 – NÃO TER OBJETIVOS E METAS BEM CLARAS E DEFINIDAS

Imagine um corredor que esteja treinando.. Você chega até ele e me pergunta: “Está treinando para uma maratona, uma meia maratona, uma corrida de 5 km?’

E ele responde:: “Olha, não sei, estou simplesmente treinando”. Você acredita que essa pessoa esteja de fato tendo um caminho claro do que ele quer e onde quer chegar? Provavelmente você tenha dito não, e você está certo.

Um dos maiores erros das empresas é não ter objetivos e metas bem definidas, e justamente por isso não sabem o que fazer nem muito menos como fazer.

  • Confira alguns exemplos de objetivos
  • Fazer o lançamento de uma marca e fazer minhas primeiras 30 vendas;
  • Aumentar o branding (reconhecimento da minha marca no mercado) alcançando mensalmente pelo menos 10 mil pessoas)
  • Fidelizar meus clientes e alcançar um NPS (Net Promoter Score) de no mínimo nota 8

Veja que nos exemplos, temos muito bem traçado o que se quer e qual o parâmetro de acompanhamento foi definido

ERRO 2 – NÃO TER ELABORADO UM PLANEJAMENTO DE MARKETING

Definidos os objetivos e metas, é chegada a hora de elaborar o plano de Marketing. Ele é um guia que deixará quais são seus objetivos e principais quais ações você tem que executar no decorrer do ano para realizá-los.

Vamos supor que seu objetivo seja gerar 50 leads por mês para o seu departamento comercial por meio de ações de Marketing.

Ok, seu objetivo está claro no exemplo acima, e agora, como fazer ele virar realidade? É justamente isso que o planejamento de Marketing trará. Ele traçará um plano de ação para tornar esse objetivo realidade, trazendo metas e o que será necessário tanto de inteligência e mão-de-obra, como de ferramentas de apoio para executá-las.

ERRO 3 – AUSÊNCIA OU FALTA DE PROFISSIONAIS ESPECIALISTAS

É chegada a hora de executar seu plano de ação, e obviamente, vem a pergunta: Quem irá executar e em quanto tempo?

O Marketing é uma área ampla, em que existem seus nichos específicos e profissionais especialistas em cada um deles. Alguns desses nichos que podemos citar são:

  • Mídias sociais – Responsáveis pela criação de conteúdos e estratégias em redes sociais;
  • Atendimento/planejamento – Responsáveis pela estratégia como um todo de ações e posicionamento de marca. Tendem a ter entender de tudo um pouco das outras áreas, sendo especialista em planejamento e generalistas em outras áreas;
  • Profissional de SEO – É uma profissional que trabalha para fazer com que os os perfis de suas empresas sejam facilmente encontrados mecanismos de buscas (Google, buscadores na internet e outras plataformas como o Google Meu Negócio;
  • Especialistas em anúncios (mídia) – São anunciadores natos. Dominam plataformas de anúncios online como Google Ads, Facebook Ads e outros, criando e estruturando anúncios para receber o máximo de alcance e cliques, direcionando os usuários para canais de venda bem nichados.

ERRO 4 – AUSÊNCIA OU INATIVIDADE DE AÇÕES DE MARKETING

Já entrou em algum site ou rede social em que os últimos conteúdos postados já são de meses atrás? Ou algum portal em que você acessou e estão as mesmas matérias repetidas há muito tempo?

Essa ausência e inatividade digital quebram seu ciclo de relacionamento com seu cliente e público. Se não há periodicidade não há estratégia bem clara e executada, por isso, tenha bem claro no seu planejamento mensal que canais você precisa manter abastecidos para enviar comunicações para seus clientes.

Isso pode ser feito através de e-mail marketing, conteúdos nas redes sociais, banners no site, SMS e outras formas de comunicação.

ERRO 5 – MARKETING E VENDAS DESALINHADOS

Marketing e comercial são setores que em hipótese nenhuma deve trabalhar separados. Cada um desempenha um papel diferente, mas em uma estratégia conjunta, de passagem de bastão. O Marketing tem por objetivo atrair, engajar e criar o desejo e demanda na mente do seu consumidor final.

Cada um desempenha um papel diferente, mas em uma estratégia conjunta, de passagem de bastão

Já o comercial vai tornar esse sonho realidade, tirando as dúvidas, atendendo e de fato fechando essa venda. Para que isso aconteça de maneira inteligente e produtiva, semanalmente ou quinzenalmente é imprescindível que ambos os setores se reúnem, definam suas ações e cada um dê seu feedback para o outro.

Caso seus departamentos não estejam bem ajustados, dê uma atenção especial nesse quesito.

CONCLUSÃO

Neste blog, trouxemos alguns dos maiores erros que você pode estar cometendo no seu Marketing. Tem mais algum que você queira citar? Deixe aqui nos comentários.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *