Com essa estratégia, os objetivos do negócio, os valores e a identidade da marca são alinhados e divulgados em todos os canais de comunicação, on e off, fortalecendo sua imagem e influência
A comunicação integrada diz respeito ao processo de planejar e executar ações em diferentes canais de comunicação. Para entender melhor, imagine um quebra-cabeça composto por várias peças, em que cada uma representa um canal de comunicação de uma organização. Cada peça, por si só, pode ter o seu significado, mas é quando todas elas se encaixam perfeitamente que a imagem final ganha vida e impacto.
Assim, na comunicação empresarial, quando esses canais são combinados, formam uma imagem completa e coerente da marca, capaz de transmitir uma mensagem poderosa e envolvente para o público-alvo. E, assim como na montagem de um quebra-cabeça, a comunicação integrada requer planejamento, estratégia e atenção aos detalhes para garantir que todas as partes estejam alinhadas.
Neste artigo, vamos explorar o conceito de comunicação integrada, seus componentes, os objetivos que as empresas buscam ao adotar essa abordagem e a sua importância para a reputação de uma marca. Vamos entender também como essa estratégia pode transformar a maneira como uma empresa se conecta com o mundo e com os seus clientes.
O que é comunicação integrada?
A comunicação integrada é a estratégia de articular todos os canais de comunicação de uma empresa. Ou seja, em vez de tratar publicidade, relações públicas, conteúdo, eventos, mídias sociais e marketing digital de maneira isolada, a abordagem alinha essas áreas para trabalharem em conjunto.
Esse tipo de abordagem cria sinergia entre as áreas e transmite uma mensagem de coerência e consistência. Além disso, os objetivos, valores e identidade da marca são alinhados e divulgados em todas as plataformas de comunicação, o que fortalece a presença da organização nas mídias e constrói um relacionamento sólido com os clientes.
Objetivos e vantagens da comunicação integrada
Empresas de diferentes portes e setores podem ter objetivos diversos quanto à comunicação integrada. No caso de organizações menores, a busca pode ser o estabelecimento de uma identidade sólida para se destacar no mercado. A construção de credibilidade e reputação, aumento da visibilidade e engajamento do cliente também são metas comuns.
Nas empresas médias, o foco maior é na expansão do mercado, desenvolvimento da marca, alcance de novos segmentos e aumento de vendas e receitas. A comunicação integrada também pode ajudá-las a otimizar seus recursos, reduzir custos e melhorar a eficiência operacional.
Marcas grandes e já consolidadas precisam se preocupar em aprimorar a gestão e garantir a manutenção da imagem e a reputação conquistada. A migração para canais ainda não explorados, a inovação e a constante adaptação às mudanças do mercado também são importantes nessa dinâmica.
Outros objetivos e vantagens dessa abordagem são:
- Alcance de públicos diversos: aproveitar diferentes canais de comunicação para atingir públicos variados e adaptar a mensagem de acordo com as preferências e características demográficas de cada segmento.
- Construção de relacionamentos sólidos: fomentar a confiança e a lealdade por meio de uma comunicação consistente e autêntica, que demonstre preocupação com as necessidades e interesses do público-alvo.
- Aumento da competitividade: posicionar a empresa como líder do setor e destacar sua proposta de valor única e diferenciada em comparação com os concorrentes.
- Geração de leads e conversões: utilizar a comunicação integrada para conduzir os potenciais clientes pelo funil de vendas, desde a descoberta da marca até a conversão, por meio de conteúdo relevante e estratégias de engajamento
Qual é a importância da comunicação integrada?
Ao implementar uma estratégia integrada de comunicação, as empresas conseguem ter uma comunicação mais efetiva, evitando redundâncias e desperdícios e maximizando a eficiência dos recursos e o retorno sobre o investimento em marketing e comunicação. Além disso, conseguem se posicionar no mercado e transmitir sua mensagem de forma mais eficiente, diferenciando-se da concorrência.
Entenda mais alguns benefícios e resultados da comunicação integrada:
- Resposta ágil a crises: com uma abordagem integrada, as empresas estão mais bem preparadas para lidar com crises de imagem e gerenciar situações delicadas de forma rápida, já que as áreas são interligadas, o que facilita reconhecer um problema no momento que ele surge.
- Melhor entendimento do público: ao analisar dados do engajamento de diferentes canais de comunicação, as empresas ganham um entendimento maior sobre o comportamento e as preferências do público-alvo, o que permite estratégias de comunicação mais direcionadas.
- Aumento da confiança interna: a comunicação integrada promove uma cultura organizacional coesa e alinhada, na qual todos os departamentos e equipes trabalham em conjunto em direção a objetivos comuns, o que aumenta a confiança e o comprometimento dos colaboradores.
- Fidelização de clientes: ao oferecer uma experiência de marca consistente e integrada em todos os pontos de contato com o cliente, as empresas podem construir relacionamentos mais profundos e duradouros, aumentando a fidelidade à marca.
Componentes da comunicação integrada
Afinal, o que exatamente está sendo integrado nessa estratégia de comunicação? A professora da Universidade de São Paulo (USP) Margarida Kunsch, pioneira nos estudos de comunicação organizacional, em seu livro “Planejamento de relações públicas na comunicação integrada”, propõe quatro componentes da abordagem. São eles:
Comunicação institucional
É como a organização se apresenta ao mundo. Está ligada à construção de uma identidade corporativa forte e uma reputação positiva. Também é por meio dela que o público consegue perceber a missão, a visão, os valores e a filosofia da empresa.
As estratégias por trás da comunicação institucional são variadas. Elas envolvem uma equipe de profissionais de relações públicas, jornalismo empresarial, assessoria de imprensa, editoração multimídia, imagem corporativa, propaganda institucional e marketing.
Um exemplo de ação realizada pela comunicação institucional é o gerenciamento de crises. Se uma empresa passa por uma situação de polêmica ou desconforto, o setor de comunicação da marca deve entrar em ação para reduzir os danos à reputação e não perder os clientes já conquistados.
Comunicação mercadológica
Trata-se da parte mais comercial de uma empresa. Está vinculada ao marketing e tem seu foco no mercado. O objetivo principal é conquistar novos clientes e vender produtos e serviços, em diferentes meios de comunicação — televisão, e-mail, redes sociais e materiais físicos são alguns exemplos.
A comunicação mercadológica é feita por profissionais especializados em marketing geral, marketing direto, propaganda, promoção de vendas, feiras e exposições, merchandising e venda pessoal. Eles participam desde a captação de atenção do cliente até o momento de decisão de compra, indicando produtos condizentes e alinhados ao perfil dos consumidores.
Comunicação interna e Comunicação administrativa
Diferentemente da institucional, a comunicação interna é voltada para os próprios funcionários e colaboradores da empresa. Sua função é motivar e engajar todas as equipes nas ações e projetos da empresa, como em informativos sobre o progresso dos times, eventos e comemorações por metas alcançadas.
A comunicação administrativa pode ser vista como uma aliada da comunicação interna, também voltada para os integrantes da empresa. É responsável por administrar os fluxos de trabalho, os níveis hierárquicos e as relações interpessoais formais (contratadas) e informais (de afinidade entre os membros).
Sem ela, não seria possível viabilizar o sistema organizacional, já que é ela quem planeja, dirige e controla a maioria dos recursos. Se feita da forma correta, pode gerar alta produtividade, baixo custo e melhores resultados para a empresa. Para alcançar isso, precisa se comunicar constantemente com todos os envolvidos no processo e tentar atender aos objetivos e demandas de cada setor.
Composto da comunicação integrada
Esses elementos no contexto de comunicação integrada, de acordo com Kunsch, convergem nos objetivos da organização, o que possibilita ações estratégicas e táticas de comunicação mais pensadas e trabalhadas. Eles compõem o que é chamado pela especialista de “composto da comunicação integrada”.
Conclusão
Vimos que a comunicação integrada é necessária para que os objetivos e valores da marca sejam transmitidos de uma maneira homogênea e coerente em todos os canais de comunicação.