Infoprodutos: O que são, Principais tipos, Como atuar neste mercado?

Entenda como produzir, divulgar, vender e ser afiliado de infoprodutos, um dos mercados digitais que mais cresce em Angola

Um infoproduto nada mais é do que um produto digital que, na grande maioria das vezes, ensina alguém a fazer alguma coisa. Ou seja, infoprodutos são uma forma de transmitir um conhecimento de forma organizada, de entreter, gerar engajamento ou de resolver/apoiar alguma necessidade da pessoa que o adquiriu. Com a revolução do meio digital e a aceleração da educação online, os infoprodutos (ou produtos digitais) ganharam ainda mais força e espaço na internet.

Neste artigo, você saberá o que são infoprodutos, quais são as possibilidades de atuar com eles, quais são os nichos de mercado que concentram os infoprodutos mais vendidos e como você pode ter acesso a esse universo, atuando como afiliado ou produtor.

Principais tipos de infoprodutos
A seguir, listamos os principais tipos de infoprodutos do mercado: eBooks, podcasts, audiobooks, vídeos tutoriais (screencasts), vídeo-aulas e programas de mentorias online.

eBooks
Um eBook é um livro digital, que pode ser lido através de um computador, tablet ou celular. Esse talvez seja o formato mais simples de se transmitir um conhecimento via infoproduto. Apesar da popularização dos eBooks, utilizados amplamente como iscas digitais entregues gratuitamente após o preenchimento de alguns dados em uma página de captura, ainda assim existe espaço para a comercialização desse tipo de material.

O eBook é o infoproduto ideal para quem quer “abrir a carteira” do seu futuro cliente. Por ser uma material mais simples, na maioria das vezes esse conteúdo é vendido a um preço bem acessível e serve como porta de entrada para a venda de infoprodutos que possuem maior valor agregado.

Podcasts
Outra forma de transmitir conhecimento é através de um podcast. Com esse tipo de infoproduto, você poderá disseminar conteúdo em áudio para sua audiência.

Uma das principais vantagens desse tipo de material é a facilidade dele ser consumido. Afinal de contas, um podcast pode ser escutado por pessoas que estejam desempenhando outras atividades. E pode ser caminhada, musculação, uma viagem de avião/ônibus e até mesmo enquanto dirigem seus automóveis ou fazem serviços domésticos. Um podcast de qualidade é uma excelente forma de criar audiência e até mesmo uma comunidade, abrindo porta para a divulgação de outros infoprodutos que você pode criar para comercialização.

Audiobooks
Se você precisa entregar um conteúdo mais denso em um formato simples de ser absorvido, você precisa investir na criação de um audiobook. Com ele, poderá narrar um conteúdo para seu cliente, o qual poderá consumi-lo também enquanto realiza outra atividade.

Para os aficionados por livros, o audiobook é uma forma de acelerar o processo de aprendizado. Ou seja, você pode entregar áudios que resumem conteúdos ou os conteúdos completos podem ser consumidos de forma acelerada com funcionalidades nativas dos apps que reproduzem áudios.

Vídeos tutoriais (Screencasts)
Outro famoso modelo de infoproduto que você pode criar, são os screencasts, ou seja, vídeos tutoriais que mostram a gravação de uma tela. Esse formato de infoproduto é muito utilizado para ensinar pessoas a utilizarem ferramentas digitais ou plataformas existentes no mercado.

Um exemplo prático de screencast é um infoproduto que ensina as pessoas a anunciarem seus produtos ou serviços no Facebook/Instagram, Google e YouTube, tudo de forma prática e didática, clique a clique, gravando a tela. Acredite ou não, esse tipo de curso existe e tem uma demanda muito alta.

Vídeo-aulas
Um dos formatos mais famosos de infoproduto é o modelo de vídeo-aulas. Nesse estilo, uma pessoa compartilha o seu conhecimento através de vídeos, utilizando uma apresentação na tela do computador ou em um flipchart.

As aulas geralmente são entregues dentro de uma área de membros. Nela, o curso online é estruturado em módulos e cada um dos módulos possui aulas organizadas de forma sequencial, para que o aluno acompanhe todo o raciocínio do conteúdo e avance seu conhecimento de maneira correta.

Nesse formato de infoproduto, ainda é comum que os produtores disponibilizem algum tipo de complemento da aula em vídeo em outro formato, como um PDF ou planilha, por exemplo.

Programa de mentoria online
Um infoproduto em plena expansão no mercado digital é o programa de mentoria online. Nesse formato, uma ou mais pessoas que são autoridades em um determinado tema, se reúnem ao vivo com seus mentorados em uma sala online para um papo virtual.

Nele, um conhecimento é compartilhado e pessoas presentes trocam experiências sobre seus desafios e vitórias, trazendo ações que melhor funcionaram em seus negócios e também os próximos passos para o desenvolvimento. Geralmente, esses encontros virtuais são realizados a cada 15 dias ou mensalmente e ficam gravados para que os integrantes da mentoria possam consultar o conteúdo sempre que precisarem.

Infoprodutos mais vendidos
Dentre os infoprodutos mais vendidos da internet, é comum ver um produtos digitais que façam parte de um destes três grandes nichos de mercado:

Dinheiro & finanças;
Saúde & emagrecimento;
Relacionamentos.
Atualmente, a maior parte das pessoas que procuram por produtos digitais querem um material que resolva alguma dor ou necessidade que possuem acerca desses temas. Porém, isso não significa que um infoproduto que não esteja inserido em um desses não vai gerar bons resultados financeiros para a pessoa ou a empresa que o criou.

O mercado de infoprodutos está saturado?
É muito pouco provável que você pense em algo que possa ser ensinado e que ainda não tenha um curso online, um eBook, um canal do YouTube ou até mesmo um podcast a respeito. Você pode estar pensando que, se existe um infoproduto para cada tipo de dor ou necessidade que as pessoas têm, então esse mercado está saturado.

Esse é um dos maiores erros dos produtores e dos afiliados que deixam de entrar em campo por medo da concorrência. O fato é que não importa o quão concorrido seja um nicho de mercado, sempre existirá espaço para um bom produto digital nele.

Além disso, as pessoas não compram infoprodutos apenas por conta daquilo que vem escrito na página de vendas (suas características, benefícios e transformações realizadas). Elas compram também por afinidade com a pessoa ou empresa que desenvolveu tal infoproduto.

Se você gosta, por exemplo, do mercado de investimentos e finanças, sabe que existem diversos profissionais e empresas de qualidade e com muito know how sobre esses temas. A verdade é que cada um deles possui a sua própria audiência e muitas das vezes, uma pessoa que compra um infoproduto da pessoa/empresa A, também pode comprar o da pessoa/empresa B. Em resumo, tem espaço para todo mundo!

 

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *