Processo de compra mais racional e técnico são algumas das diferenças entre o Marketing B2B para o B2C. Saiba como montar sua estratégia.
Vender para empresa é muito mais complexo do que vender para um consumidor final. Isso você já deve imaginar. Mas você conseguiria pontuar todas as diferenças? Que estratégias poderia e deveria adotar para estreitar o relacionamento com seus potenciais compradores e tornar sua marca mais forte para vencer seus concorrentes?
Neste artigo vamos te ensinar:
O que é Marketing B2B
Quais são as suas características
Diferenças do Marketing B2B para o B2C
Que estratégias pode você implementar
Mas vamos pelo começo….
MARKETING INDUSTRIAL= MARKETING B2B
O marketing para indústrias nada mais é do que o marketing B2B (de empresas para empresas), ou seja, são empresas que vendem para empresas, promovendo seus serviços e produtos
Veja algumas dessas características do Marketing para indústrias:
TÓPICOS
Escolha feita por mais de um decisor na maioria dos casos
Tempo de negociação e relacionamento mais longos
Proposta de valor mais focada em desempenho e resultado do que em satisfazer necessidade imediatas
Linguagem de Marketing mais técnica do que humanizada.
DIFERENÇAS DO MARKETING B2B PARA O B2C
Diferente do Marketing B2C, em que a decisão de compra é mais emotiva do que analítica, no Marketing B2B temos uma lógica contrária: o processo de escolha é muito mais racional e analítica, cenário que faz com que as negociações se estendam por mais tempo e que a proposta de valor de quem oferece tenha que ser muito mais consistente e estratégica.
Decisão de compra conjunta: Em empresas de médio e grande porte, em muitos dos casos, há um setor de compras ou alguém de alguma área específica que buscará orçamentos de diferentes empresas.
No primeiro momento, é fundamental conquistar a confiança desse primeiro intermediador no processo de compra, para que esse indivíduo tome preferência por sua empresa e deixe isso claro para os demais decisores.
QUE ESTRATÉGIA DE MARKETING A INDÚSTRIA DEVE ADOTAR
Já falamos sobre o que é Marketing B2B, suas características e suas diferenças para o Marketing B2C. Agora é chegada a hora de mostrar o que pode se fazer na prática para implementar estratégias de Marketing eficientes e consistentes.
1 – MARKETING DE CONTEÚDO
Seu maior desafio no processo de conquista de clientes e ser visto como autoridade e referência para resolver os problemas de quem está cotando com você.
Por isso, o marketing de conteúdo, que tem como principal estratégia a criação de conteúdos de alto valor como: vídeos técnicos e explicativos, post blogs, e-mail marketing, serão o elo de conexão entre você e seu potencial cliente.
O que você pode fazer
Crie blogs semanalmente ou quinzenalmente em seu site, enviando para toda a sua base de clientes e prospects
Traga esses conteúdos nas redes sociais, além de também apresentar sua equipe, os bastidores da sua empresa. Torne sua marca mais humana.
2 – TER UM SITE IMPECÁVEL
Sabe aquele ditado: a primeira impressão é a que fica. Podemos dizer que no Marketing B2B essa premissa é ainda mais forte. Seu site provavelmente será um dos primeiros materiais a serem analisados por seus possíveis clientes.
Seu site deve ser:
Responsivo: de adaptar tanto na versão de computador quanto na versão para dispositivos móveis (mobile);
Ter uma estrutura muito bem definida e clara de: apresentar sua empresa, seus serviços, enaltecer seus diferenciais, trazer fotos de seus produtos, tudo em uma ordem lógica e bem elaborada
Ter uma identidade visual totalmente condizente com sua marca. Algumas empresas pecam na falta de padronização de sua identidade visual
3 – ANÚNCIOS ONLINE
O processo de cotação no ramo B2B, em sua grande maioria começa pela pesquisa online de fornecedores. Por isso, uma estratégia fundamental para conquistar mais leads e cotações é anunciar no Google Ads.
A plataforma oficial do Google é ideal para que seu site fique nas primeiras posições no buscador da plataforma, conforme as palavras-chave pesquisadas pelos usuários.
Mas lembre-se: antes mesmo de anunciar no Google, é fundamental ter um site bem construído, com uma velocidade de carregamento rápida e uma estrutura bem clara de relevância de seu serviço ou produto.
4 – MATERIAIS DE APOIO PARA SEU COMERCIAL
Outra parte importante no Marketing B2B é ter materiais ricos para seu time comercial. Alguns exemplos como: apresentações em PDF bem feitas; vídeos de seus serviços ou produtos; vídeos animados (muito úteis para explicar alguma ferramenta ou solução de seu negócio).
Todos esses materiais serão fundamentais para seu comercial enfatizar quais soluções e benefícios sua empresa trará ao seu cliente. Aposte nisso.
Gostou deste blog? Deixe seu comentário ou envie sua dúvida.