Empreender se tornou uma opção atrativa para todo mundo nos últimos anos. Com as facilidades do mundo virtual, vender pela internet ficou mais acessível para muitas pessoas. Entretanto, a primeira coisa que você precisa fazer é saber qual canal de venda usar. Nesse sentido, escolher uma plataforma digital pode ser um bom começo.
Resumidamente, uma plataforma digital é um tipo de negócio online que conecta pessoas e empresas dos mais variados setores, como educação, empreendedorismo, alimentação, turismo etc. Por exemplo, ao comprar um produto em uma loja da plataformas digitais de e-commerce da Nuvemshop, uma pessoa está fazendo o uso desta tecnologia.
Então, se você quer saber melhor o que é plataforma digital, como funciona e as vantagens de vender por esse tipo de negócio, continue com a leitura deste conteúdo. Vamos lá?
O que é plataforma digital?
Plataforma digital é um tipo de negócio que conecta consumidores com empresas por meio da tecnologia. Sendo assim, essas ferramentas facilitam o relacionamento com o cliente, simplificando as etapas de um processo de compra, como pagamento, checkout e entrega, por exemplo.
Dessa forma, podemos entender que além das plataformas de e-commerce, os marketplaces do Mercado Livre e da Shoppe são exemplos dessa tecnologia.
No entanto, esses sistemas vão muito além da venda de produtos e serviços para clientes. Algumas opções ajudam empresas a melhorarem a sua comunicação com o público, como é o caso do MailChimp, uma ferramenta de e-mail marketing. Já outras podem ajudar no gerenciamento de projetos, como o Asana, uma plataforma de gestão de equipes online.
Como funciona uma plataforma digital?
As plataformas digitais funcionam de duas maneiras: por meio do modelo de recorrência ou de comissões.
No caso de uma plataforma de e-commerce, como a Nuvemshop, esses serviços operam pelo modelo de recorrência. Isto é, se o lojista preferir uma opção de plano que não a gratuita oferecida pela marca, ele paga uma mensalidade fixa e pode vender os seus produtos pela internet. Esse é o mesmo caso dos serviços de streamings, como a Netflix e o Spotify.
Já os marketplaces, como a Amazon e a Americanas, funcionam por meio de comissões. Ou seja, o vendedor utiliza da estrutura da marca para comercializar os seus produtos e pega um percentual por cada venda.
Quais os tipos de plataformas digitais?
As plataformas digitais têm diferentes objetivos e funcionalidades. Agora que você já sabe o que é esse modelo de negócio, conheça os principais tipos disponíveis no mercado. Confira a seguir:
Plataformas de transação
São plataformas que permitem a conexão entre clientes e empresas, possibilitando a transação. Alguns exemplos são a Nuvemshop, a Uber, o Airbnb e o Mercado Livre.
Plataformas de inovação
Tipos de serviços utilizados por empresas ligadas à área de inovação, utilizada para o desenvolvimento de serviços e produtos voltados para a tecnologia. O Google Android é um exemplo.
Plataformas híbridas
Podem ser relacionadas as redes sociais e sites de buscas, já que esse tipo de plataforma mistura as plataformas de transação e inovação. O Instagram, WhatsApp e o Google podem ser relacionados como exemplos.
Quais as vantagens de uma plataforma digital?
As principais vantagens de usar uma plataforma digital são:
Atrair clientes
Quem opta por usar uma plataforma digital está apostando em atrair mais consumidores. Isso porque o ambiente online não oferece limitações em relação ao espaço físico, podendo inclusive, ultrapassar barreiras nacionais.
Reduzir gastos
Plataformas digitais são ferramentas pré-programadas para que um usuário possa investir, mesmo sem ter conhecimentos técnicos. Além disso, oferecem uma estrutura de negócio enxuta e moderna.
Se a sua escolha for vender produtos pela internet, a plataforma de e-commerce da Nuvemshop, por exemplo, disponibiliza mais de trinta temas customizáveis. Com isso, você tem a chance de adequar o layout da loja virtual com a sua marca — seja alterando cores, fontes e/ou banner.
Automatizar processos
Ao contar com uma plataforma digital, instantaneamente você está escolhendo por automatizar processos. Grande parte destas ferramentas oferecem soluções para que atividades executadas de forma manual possam ser feitas digitalmente, além de terem integrações com outros tipos de serviços.
No caso de uma loja virtual ou marketplace, por exemplo, é possível agregar soluções de frete, pagamento, controle de estoque etc.