O funil de vendas é uma ferramenta de análise que ajuda a compreender todas as etapas que um cliente passa para efetuar uma compra, o que também é comumente chamado de “Jornada da Compra”.
O funil pode transformar completamente seu negócio, identificando os pontos de foco e garantindo uma maior compreensão do funcionamento do mercado à sua volta. Além disso, identificar o tipo de cliente que busca seus serviços é fundamental.
É fundamental compreender que a compra não é um processo direto. Existem diversas etapas desde o momento em que o cliente está visitando seu estabelecimento (seja físico ou virtual), até a conclusão de uma negociação.
As etapas do funil de vendas delimitam o nível de comprometimento e a maturidade que um cliente tem correlação a decisão de comprar, permitindo, assim, uma melhor análise de sua estratégia de negócios aliada ao posicionamento de sua empresa.
Nos casos digitais, esse tipo de funil é muito importante para compreender o que leva as pessoas até sua loja online, quais meios atraem mais a atenção do público-alvo, entre outros fatores.
Desse modo, é possível compreender como você deve agir como empresa para tornar o processo o mais agradável e o mais simples possível para o consumidor.
Logo, o pipeline é composto de alguns elementos que serão analisados para alcançar o resultado pretendido, de forma estruturada e direta.
É preciso compreender cada etapa, uma vez que se alguma delas for ignorada, você acabará estabelecendo uma análise incompleta que pode não bater com a realidade.
Se você pular etapas do processo, pode não compreender na totalidade a necessidade do cliente. Se ele precisa raspar assoalho madeira, é importante identificar isso nas primeiras etapas do funil, para dessa forma atendê-lo de forma eficiente e precisa. Pensando nisso, para compreender melhor como aplicar o funil de vendas ao seu negócio, bem como suas vendas podem ser otimizadas através dessa estratégia, acompanhe a leitura deste artigo.
Etapas do funil de vendas
Para compreender a mente do cliente na hora da compra, seus anseios e necessidades, é preciso acompanhar todo o processo que ele trilha para chegar até o momento da compra.
Para este processo foi pensado o funil de vendas, que apresenta as seguintes categorias:
- Geração de leads;
- Qualificar leads;
- Avaliar desafios;
- Solucionar problemas;
- Converter;
- Fechar o negócio.
Compreender cada uma dessas etapas fará o empreendedor pensar como o cliente, identificando quais são os pontos positivos e negativos do processo de vendas da empresa.
Assim, permitindo que uma nova estratégia de marketing seja lançada para otimização da conversão de clientes.