Estratégias de Negócios Para Ter Sucesso Pondo em prática

Estratégias de Negócios Para Ter Sucesso Pondo em prática

Tomar decisões desesperadas sem estratégias de negócios, pensadas e aplicadas na realidade atual podem levar a mais crises nas empresas ou pessoas.

Está crise em Angola levou a bloqueios e restrições que desaceleraram drasticamente os negócios e interromperam as cadeias de abastecimento, muitas empresas foram forçadas a fazer cortes financeiros. Mas, nem todos os cortes no orçamento são iguais, dizem os especialistas, e as empresas que estão tomando decisões estratégicas pensando na sua base de clientes e consumidores provavelmente se sairão melhor do que outras.

  • Em alguns casos, pode ser o momento de investir em novas oportunidades. Confira algumas estratégias de negócios para ter sucesso durante este período e sair mais fortes do que nunca.

1- Faça cortes estratégicos
Durante uma crise, pode ser tentador para os líderes empresariais adotar uma abordagem radical de corte de custos. Muitas vezes as organizações adotam uma abordagem abrangente ao reduzir os custos, do tipo reduzir cada orçamento em 2%, ou cada região em 5%.

Porém, cortar recursos arbitrariamente sem olhar para todas as consequências não é a coisa certa a fazer. Em vez disso, as empresas precisam tomar decisões estratégicas de corte de custos com base nas necessidades de mudança de seus clientes.

Por exemplo: As companhias aéreas ao redor do mundo todo demitiram milhares de funcionários, porque provavelmente levará vários anos para que o setor se recupere. Mas, muitas outras indústrias vão voltar mais cedo e não exigem uma redução tão maciça na mão de obra.

Uma área razoável a ser cortada é o setor imobiliário, já que muitos funcionários estão trabalhando em casa e as empresas perceberam que podem ter o mesmo sucesso remotamente.

2- Continue inovando
As empresas têm muitas oportunidades agora de experimentar coisas novas que as ajudarão a ter mais sucesso à longo prazo. Não é arriscado inovar agora, o arriscado é permanecer fazendo as mesmas coisas de antes. É preciso sair da zona de conforto. Esse é o momento de arriscar.

3- Mantenha os clientes informados

4- Simplifique processos
Uma das dicas mais valiosas quando pensamos em estratégias de negócios em momentos de crise é a simplificação de processos. Quando as empresas precisam cortar custos, uma reação comum é adicionar mais processos e burocracia. Eles podem introduzir novos requisitos de pré-aprovação para gastos com viagens ou tecnologia.

Entretanto, tais medidas podem retardar as coisas desnecessariamente. Todos esses controles restringem a capacidade da organização e tornam tudo lento, com capacidade reduzida de evolução.

As empresas devem permitir aos gerentes, flexibilidade suficiente para fazer o que sabem de melhor.

5- Se preocupe menos e aprenda lições valiosas
Quando a pandemia começou, muitas empresas foram pegas de surpresa e muitas iniciativas foram encerradas.

Agora, as empresas estão adotando uma abordagem diferente. Os tomadores de decisões estão lidando com mais maturidade e criando estratégias de negócios mais condizentes com o momento atual.

Muitas empresas visionárias estão enxergando esse momento como uma oportunidade para adquirir recursos inteligentes, pessoas inteligentes.

Aprender lições valiosas durante a situação do pais é fundamental.

É exatamente em situações como essas que os profissionais de finanças e marketing devem estar na vanguarda para alcançar resultados expressivos.

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *