Educação financeira: Melhores dicas

Saber o que é educação financeira é extremamente necessário, visto que esse conhecimento pode ajudar na maneira de como você organiza suas finanças pessoais e investimentos.

Além disso, a educação financeira nunca esteve tão em evidência em Angola, uma vez que fatores como a facilidade do acesso à informação e à tecnologia influenciam positivamente no acesso a esse conhecimento.

De modo geral, as pessoas estão cada vez mais interessadas em aprender sobre finanças e como ter um bom controle financeiro.

E se for o seu caso, confira as melhores dicas de educação financeira para ajudar-te a colocar em prática.

 

1. Faça um diagnóstico financeiro
Para buscar uma fonte de conhecimento em educação financeira mais direcionada às suas necessidades financeiras, é super importante entender qual a sua realidade hoje.

Reflita sobre a sua vida financeira, conheça suas principais dores relacionadas ao dinheiro e a partir disso busque dicas que lhe guiem no caminho certo.

2. Controle suas despesas
Ao falar de educação financeira, é preciso falar sobre maneiras eficazes de como controlar suas despesas.

Saber para onde vai seu dinheiro e, mais especificamente, quanto dele está empregado em cada área, ajuda a saber quais gastos cortar ou diminuir.

3. Defina metas e objetivos
É difícil poupar sem objetivos financeiros e metas em mente. Por isso, trace seus objetivos de curto, médio e longo prazo e faça metas financeiras para eles.

Você verá que fica bem mais fácil destinar uma parte da renda a um sonho que tem definições concretas.

4. Desenvolva o hábito de poupar

A pessoa que busca educação financeira sempre está à procura de minimizar seus gastos e, para isso, está sempre querendo economizar.

 

5. Ganhar, economizar e investir
Esse é um tripé que deve ser seguido por todos que têm a educação financeira como objetivo.

Terminar o mês zerado ou devendo é péssimo. Por isso, você precisa urgentemente reduzir seus gastos para cumprir as duas outras etapas do ciclo: economizar e investir.

O ideal é que pelo menos 10% dos seus ganhos sejam destinados à reservas financeiras.

Caso esteja endividado, o primeiro passo continua sendo a redução dos gastos, mas com foco em pagar as dívidas primeiro e, só então, investir.

6. Aprenda a criar orçamentos
Para cumprir o ciclo é preciso conhecer a fundo sua situação financeira e, para isso, deve-se elaborar orçamentos com base em:

Rastrear seus gastos;
Entender em quais áreas está concentrado os maiores percentuais de despesa;
Onde é possível cortar.

7. Utilize um gerenciador financeiro
Como já citamos, aplicar os conceitos de educação financeira por meio de um maior controle do seu patrimônio é possível através de aplicativos de gestão financeira.

Com eles é possível rastrear gastos e fazer os registros no momento em que as despesas ou receitas acontecem, evitando erros por esquecimento.

 

Comments

No comments yet. Why don’t you start the discussion?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *